Ciau!
Falem o que quiserem falar, Veneza nao sai de moda nunca. Estive lá no fim do verao europeu, em 2007, e o calor durante o dia era espetacular. Uma pena, nao tínhamos muito tempo, em 4 dias nao se vê nada numa maravilha de cidade como essa. É como minha sogrinha diz: coisa de se voltar repetidamente, sem "reprise", sempre ver coisas novas, porque cada detalhe de cada soleira de cada porta é uma viagem no tempo e na beleza infinita.
E pra quem pensa que tudo é escandalosamente caro, pizza - ACREDITEM, por 10 Euro. Deliciosas, todas, como nao poderiam ser do contrário. Eu pagaria 30, nao vou nunca fazer uma assim, rss.
Fiquei literalmente de boca aberta na Piazza San Marco, e só fechei pra engolir, claro, um autêntico sorvete italiáaano.
Uma das melhores tardes da minha vida, eu tive na escapada pra Murano, a "cidade de vidro", com suas cores vibrantes em volta, com seus lustres de 21.000 Euro, e broches de 10 Euro, e tudo, barato ou caro, um luxo só... E com a Trattoria Serenella: caminhando pelas ruas feitas de "vidro rejeitado", praticamente desertas, encontramos nosso cantinho. Comida simples e suculenta, como é na Itália. Jogamos o mapa fora, e percorremos lugares sem rumo, onde encontramos maravilhas indescritíveis. O dia regado à Spritz (bebida a base de prosecco - ou vinho, espumante, com aperol - variante, e água gaseificada + rodela de laranja.), cada esquina um copinho! Bebida inesquecível: cheiro e sabor de amor, Dia dos Namorados, prepare isso, vai gostar...
A famosa polenta, no berco. "Nero di sepia", tradicional...
A cidade nao dorme a noite, mas é silenciosa. As vielas mal iluminadas, quase ninguem, os vendedores de rosas em cada pontezinha, parei hipnotizada pra fazer juras de amor eterno ao meu príncipe: é romantico mesmo, nao tem jeito...
Gôndolas e lustres, lasanhas e ouro e sapatos brilhando por toda parte; arte sedutora, feiras de pequenas grandes coisas velhas, e novas; o melhor café de hotel do mundo, pombas e a detestável Ponte de Rialto com seus milhoes de turistas enlouquecidos te empurrando - a única coisa que nao valeu a pena. As lojas de souvenirs, as máscaras e bonecas de porcelana. Carnaval excêntrico - pra nós, rs. Padarias de sei lá o que? Sao azeites em garrafas de perfume, ou perfumes "de beber", em garrafas de azeite? Tomate + mozarella + manjericao = bandeira da Itália, por favor, siga a ordem na "Salada Caprese", que de Vêneta nao tem nada, mas defende a pátria até ali.
Vou fazer um Capuccino agora, porque só de lembrar meu estômago sente saudades...
Feliz Dia dos Namorados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário