Opcao (pouca coisa!) mais leve pra quem quer "disfarcar" a vontade de comer massa, ou simplesmente porque é mesmo uma delícia!
Usei:
1 abobrinha de tamanho médio fatiada finamente (5 mm) no sentido do comprimento
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 colheres de azeite
500 gr carne moída
300 ml molho de tomates nao peneirado
400 gr de queijo ralado (usei mussarela comum)
1 colher de amido de milho
tomilho e sal o quanto baste
1/2 copo de molho béchamel
SOBRE O MOLHO BECHAMEL: cada um tem suas manias, e jeitinho de preparar o tal molho branco. O meu, eu faco assim, quando tenho tempo!: Refogo em 2 colheres de manteiga, 2 colheres de farinha de trigo (fazendo entao, o chamado "roux", que é a mistura de farinha e manteiga em partes iguais, cozida por alguns minutos, ou até que se queira uma outra coloracao, e é empregada pra engrossar molhos), entao, despejo aí, 3 copos de leite já previamente fervido com 1 cebola, 6 cravos, e 2 folhinhas de louro, coado. Acerto o sal, e mais noz moscada ralada e pimenta branca, e deixo engrossar em fogo baixo. A textura vai de acordo com o que se quer: se mais espesso, mais roux pra dentro, se mais fluido, só acrescentar mais leite.
Cozinhei as abobrinhas por 5 minutos em água fervente e sal. Reservei. Fiz um molho, fritando a carne no azeite com o alho e cebola, depois acrecentei o molho de tomate e os demais temperos. Como a abobrinha nao daria a consistencia necessária pra que um molho normal encorpasse no forno (a massa que nao é cozida antes, de alguma forma, "suga" o molho), engrossei o molho um pouquinho com o amido, pra que depois minha lasanha pudesse "ter corte", rs.
Intercalei camadas de molho de carne, respingos de bechamel, queijo e abobrinhas. Por fim, bechamel e bastante queijo. Forno quente por + - 30 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário