My blog has moved!

You will be automatically redirected to the new address. If that does not occur, visit
Você será automaticamente transferido para minha nova página, aguarde alguns segundos!
http://www.cogumela.com
and update your bookmarks.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Nhoque à bolonhesa





Era pra sair um espaguete `a bolonhesa, mas um pequeno contratempo "de esquecimento" no supermercado, nos privou de trazer ovos, e como eu só tinha 1 na geladeira, resolvi transformar a idéia em um GNOCCHI, ou nhoque mesmo, rs.
Primeiro fiz o molho como eu gosto: 500 gramas de carne moída temperada com sal e pimenta, refogada no azeite de oliva com 2 dentes de alho e meia cebola picados grosseiramente. Gosto de deitar a cenoura (1 média, ralada) antes da carne ficar pronta, porque prefiro a "laranjadinha" bem cozidinha no caso. Adicionei alguns temperinhos secos, como orégano, manjerona, e pouca cebolinha e salsinha picados. 1 lata de tomates pelados picados ou uma lata de molho de tomate pronto. (Punhadinhos de acucar se achar q está acido!) Quando está apurado, meio copo de vinho tinto dentro, vai bem! Espero mais um pouco, e no fim do cozimento, adiciono sempre 3 a 6 colheres de leite. Fica muito bom!
Agora se eu contar que fui no "olhômetro" pra fazer a massa, é sério! SE JOGA, PINTOSA, mesmo se nao tiver uma balancinha pra pesar os ingredientes, ou nao souber se tem ali realmente 1 kg de batatas, ou 1 e meio, rs. Calculei + - esse 1 kg, cozinhei (descascada mesmo) em água com sal e 1 pitada de cominho. Escorri, e espremi.
Aí, minha receita dizia que eu deveria amassar essa batata com 250 gramas de farinha de trigo, 1 ovo, 1 colher de parmesao ralado fininho, sal e noz moscada. Nao sei se foi bem 250gr de farinha, mas adicionei o quanto bastou pra minha massa ficar macia, leve, maleável e nao muito grudenta, (se bem que gruda um pouquinho... )
Enfarinhei a mesa, e fiz rolinhos compridos. Enquanto isso, a água ja estava fumegando no fogo, numa panela bem grande, esperando meus "bonitinhos" caírem lá dentro.
Cortei em pedacinhos na diagonal, e Miles foi fazendo essa "raladinha" créu com o garfo na velocidade 5 pra mim! Esse meu príncipe é de ouro!
Rapidamente, fazendo e jogando pequenas quantidades na panela fumegante, cuidando pra quando eles "subam", que é a derradeira hora de tirar da água. escorrendo e passando pra um refratário, dando aquela mexidinha profi, pra q eles se desgrudem, ou nao grudem, rs. Nessa hora, tem q ser tudo muito rápido, ou nao sai direitinho...
Pronto! Nao ficaram tao "bonitinhos", pq a falta de prática me impossibilita de assim o fazer, mas estava deliciosamente DE BAMBA: apetitoso, substancioso, aromatizado (coloquei umas folhinhas de manjericao fresco, pimenta e mais queijo na hora de servir) e incrivelmente saboroso e nenhuma, mas nenhuminha mesmo!- modéstia, um dos melhores Gnocchis ou Nhoques, que eu ja comi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário