My blog has moved!

You will be automatically redirected to the new address. If that does not occur, visit
Você será automaticamente transferido para minha nova página, aguarde alguns segundos!
http://www.cogumela.com
and update your bookmarks.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Risoto de Chanterelle com bacon e brie







Mais uma com queijo brie, um dos meus preferidos.




Esses cogumelos, (aqui chamados de Pfifferlinge) mais conhecidos como Chanterelle, ficam deliciosos em molhos pra bifes suínos, ou risoto. Suspeita minha frase, porque eu sou alucinada por cogumelos. Essa semana ainda faco um porquinho com os laranjinhos, pq tenho muitos, mas ontem saiu mesmo foi um risoto suculento.
300 gr arroz arbóreo
250 gr de cogumelos Chanterelle
100 gr de bacon em fatias
1 cebola pequena picadinha (ou 1 echalote)
2 colheres (sopa) de salsinha picada
100 gr de queijo brie (se achar que é muito, pode diminuir... Eu que gosto forte assim, e o queijo brie nao tem o sabor lá taaao acentuado, diz o meu leigo paladar)
caldo de carne, o quanto baste
1/2 copo de vinho branco
manteiga
azeite de oliva
sal
pimenta à vontade
Leve o bacon ao fogo com 1 colher de manteiga + 2 de azeite. Quando comecar a dourar, adicione a cebola. Frite até ficar transparente, junte entao o arroz (nunca lave!) e refogue um pouco. Sobre a limpeza dos cogumelos: já ouvi dizer que nao se deve lavar, pois eles perdem assim, parte do seu aroma, devendo entao serem limpos com uma escovinha. Mas eu sempre lavo, depois escorro e seco com papel toalha, antes do uso. Adicione os cogumelos, frite mais um pouquinho, misture a salsinha, e despeje o vinho. Mexa, espere secar, e comece a epopéia do "caldo no risoto" - sim! Porque risoto é poesia, risoto é tradicao, risoto é perfeito, e preparar um risoto é jogar toda sua alma e expectativas, na espátula que mexe os graos! rs
Vá adicionando o caldo em conchas, até que o arroz esteja cozido, mas bem cremoso e ao dente. Eu nao corrijo sal, porque verifico antes o caldo pra que esteja salgado o suficiente. Desligue o fogo, e acrescente o queijo cortado em pedacos pequenos. Nao coloquei mais manteiga!
Mexa e sirva em seguida.
Eu fiz na hora um bifinho bovino empanado, mas ficou uma nhaca, pq a dona precavida, nao notou estar com a farinha de rosca desfalcada na despensinha, e nem um mísero paozinho velho perto pra me ajudar! Mas meu marido, príncipe que é, comeu tudinho, sem reclamar nem das ervilhas tortas refogadas que saíram num sal de matar qualquer hipertenso na hora!

3 comentários:

  1. Hehehehe...adorei a epopéia do caldo no risoto!
    Mas é isso mesmo, fazer risoto é uma arte...eu ainda estou me aventurando, mas a hora que mais gosto é esta...se não tiver paciência, já era.
    Adoro cogumelos, essa variedade ainda não conheço...agora, vamos combinar, brie é tudo, né não!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro risoto porque sempre dá certo, mas tem que ficar em cima senão gruda e vira papa, o bichinho é temperamental!
    Tirando a ervilha e o bife, o risoto parece delicioso! Ficou né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ficou bom sim, e por mim eu comeria isso mais que uma vez por semana. Sou doente por comida italiana. O bife ficou horrível, kkk... Mas o espaco é pra dividir experiêncas ruins e frustracoes tb, desabafei, melhorei, rsrs. Beijoquinha,

    ResponderExcluir