A Suíça é dividida em Cantoes, e cada cantão tem a sua maneira de preparar a batata Rösti (Röschti, em suíço-alemão), ou seja, um sabor pra cada canto suíço. A receita é original do Cantao de Berna, geralmente feita somente com batatas, e era servida no café da manhã antigamente. A coisa é tão séria que até hoje muitas famílias tem o prato (travessa de servir) especial, somente pra essa refeição! A inclusão de outros ingredientes se dá conforme a região. Eu optei por fazer recheada com queijo, mas fica uma delícia com bacon, presunto e até com maçã!
600 a 700 gr de batatas (use alguma que nao retenha muito líquido, tipo Asterix, aquela da casca vermelha, ou Monalisa - eu nao entendo muito de batatas. Aqui, tenho a facilidade de encontrar na embalagem, já escrito pra que servem, no caso, comprei a especial pra fazer Rösti, rsrs. Acredito que com qualquer outra também dê certo, a questao é mesmo na textura final do prato)
1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
1 pires de queijo Gruyère ou Emmental, ralado
Cozinhe as batatas com casca, de forma que fiquem cozidas, porém firmes, e deixe que esfriem, sem ainda descascá-las. Você pode fazer isso até de um dia pro outro. Descasque as batatas e rale no ralador grosso. Pode ser feita também com batatas cruas, mas assim fica bem melhor, garanto.
Aqueca o óleo e a manteiga numa frigideira bem grande. Leve as batatas ao fogo, mexendo com cuidado (nao pode virar um purê!), virando por algumas vezes, sem se preocupar pra que elas tomem alguma forma, no comeco. Quando comecar a dourar, molde a metade da "massa" no formato de um disco achatado, e vá pressionando dos lados, e continue fritando, e mexendo de vez em quando, o restante "do ladinho". Espalhe o queijo por cima, sem deixar que vá muito para as bordas. Agora vá colocando as batatas restantes sobre o queijo, fechando por completo qualquer contato deste com o "mundo exterior", rs, de forma que você tenha um disco na espessura de uns 2 a 3 cm, recheado do mais delicioso queijo suíço! Após alguns minutos, leve um prato pequeno sobre o "disco" e vire com cuidado a frigideira, para que seu disco fique no prato. Deslize o disco novamente pra frigideira, agora pra fritar do outro lado. (Se souber outra forma mais simples de virar o "disco", pode fazer! Mas assim é garantido que ele nao se quebra.) Frite por mais alguns minutos, e veja que lindo comeca a ficar, com uma cor fantástica. Sempre pressionando levemente dos lados e por cima. Retire do fogo e sirva em seguida.
Comi até me acabar, rs.
Amiga amei o teu cantinho e sa tuas receitas claro...um beijo:))
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirVocê é extremamente hábil com as palavras e excelente na cozinha. Tenho Batatas Rosti (suíças ou francesas?) em meu blog, mas não são melhores que as suas.
Um beijão
João Mario
Itaipava/RJ
Joao, obrigado!
ResponderExcluirTava lendo agora seu post e receita, e certamente suas batatas devem ter ficado muito mais "sequinhas", pq eu nao levei as minhas ao forno, usei bastante manteiga, e fiz uma coisa beeeem Shrek mesmo, rs. (Vê-se que nao ando num momento diet, kkk)
Beijoca