Minha expressão virtual, com muitas impressões culinárias - e extra!
sábado, 31 de julho de 2010
Hot "Carpaccio" de abacaxi com peixe e presunto cru
Encontrei uma receita num daqueles calendários de supermercado, mas mudei os procedimentos e alguns ingredientes. Deu super certo, e achei o resultado bonito.
(4 porcoes)
4 rodelas finas de abacaxi
1 pimenta vermelha sem as sementes e picada em fatias finas
1 colher (sopa) de mel
1/2 copo de suco de laranja
1/2 copo de vinho branco
3 colheres do melhor vinagre que você tiver (usei um bem gostoso, frutado, de vinho rosé, mas balsâmico branco também seria legal)
4 filés de peixe branco (eu usei robalo)
8 fatias muito finas ou 4 mais grossas de presunto cru (eu usei um tipo "escuro")
16 folhas de manjericao
sal e pimenta branca à gosto
2 colheres de azeite de oliva
Numa vasilha, prepare um molho com o suco de laranja, mel, o vinagre, pitadas de pimenta branca moída, pouqiunho da pimenta fatiada, e junte o abacaxi, deixando marinar. Divida cada filé do peixe em 3 partes, e tempere com o vinho, sal e pimenta. Corte pedacos de papel alumínio, e depois de marinado o peixe por uns 30 minutos, regue-os com azeite de oliva, feche-os em papilotes e leve ao forno quente, por 15 minutos.
Espere mais alguns minutos antes de abrir os papilotes, e retire os peixes com cuidado. Dobre ao meio, no sentido do comprimento, cada fatia de presunto, e dispondo os peixes, 3 pedacos por vez, "em pé", enrole cada grupinho em 1 ou 2 fatias de presunto, ajeitando dentro 2 folhinhas de manjericao. Arrume os rolinhos sobre as fatias de abacaxi, regando com o molho em que estas estavam, e 2 colheres de azeite, mais a pimenta vermelha. Um vinho branco e torradas, boa música e companhia, e meus melhores desejos de uma ótima noite... Ah! E que seu céu esteja tao lindo quanto o meu ontem!
sexta-feira, 30 de julho de 2010
David Garrett pra rir e chorar cozinhando...
Quem ainda nao ouviu falar desse violinista, estava perdendo a oportunidade de apresentar aos ouvidos uma das melhores releituras da música clássica internacional. Ele é bom mesmo. Toca desde os 4 anos, aos 7 já fazia apresentacoes, e depois de uma curta carreira como modelo (porque além de prendado, ainda é um gato esse moco!) ele finalmente chegou lá: impossível nao se emocionar ao vê-lo fazendo o seu belíssimo trabalho. Ele nasceu na cidade de Aachen, Alemanha, no ano de 1981 e é considerado um prodígio.
Minhas performances preferidas sao a de Carmen Fantasie, e Czardas (Csárdás).
Air (Bach) na versao Garrett foi a música escolhida pro meu casório, e claro que quando ouco, ainda me enche o coracao!
Minha filha, moderninha, ouve repetidamente a Smooth Criminal, que ficou bem legal dessa maneira, rs.
Vale a pena conferir a discografia, e "perder uma meia-hora" nessa aventura "virtuosa". O alemao faz mágica com a varinha (de condao) do violino dele, rs.
Frango assado com limao siciliano e arroz "pouco selvagem" com miúdos e ervilhas
Temperei o frango "de véspera" com suco de 2 limoes sicilianos, sal, 2 dentes de alho bem picados e pimenta moída. No dia "d_ele", acomodei-o numa assadeira, cortei 1 limao em 4 e fiz disso um recheio, preenchendo o frango. Espremi mais 1 limao e pouco mais de sal, e pimenta. Derramei azeite de oliva sem dó sobre o frango, 1/2 copo de água no fundo da assadeira, e o levei ao forno médio até ficar bem assado, bem dourado, e muito, mas muito perfumado! Sempre regando com o próprio molho, de 20 em 20 minutos.
Pra fugir da comum companhia pra esse prato, que pra mim ainda é a melhor, arrisquei um arroz com os miúdos, no lugar da "farofinha nossa de todo frango". Mas nao usei arroz comum branco por achar os miúdos "pesados" demais pra ele. Entao, fiz com um mix de arroz branco + selvagem, e ervilhas misturadas no final. Refoguei os miúdos picadinhos com alho, e daí continuei o meu arroz.
Ficou bom, mas como eu disse antes, "ainda iria de farofa", rsrs.
Leberkäse, um dia eu chego lá...
Por enquanto, nos resta comprar a massa pronta e assar em casa, ou apreciar uma generosa porcao nos maravilhosos Biergärten ("jardins de cerveja", sao os restaurantes ao ar livre) ou bons restaurantes especializados em comida alema. Ser feliz nao tem hora pra ser! Guten Appetit!
quarta-feira, 28 de julho de 2010
African Style: Bobotie
terça-feira, 27 de julho de 2010
African Style: Salada Mala Mala
Batatas Rösti
Wiener Schweineschnitzel, o delicioso empanado austríaco!
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Paleta alho e alecrim
domingo, 25 de julho de 2010
Filé de frango ao molho de laranja + suflê de milho
A inspiracao pro frango veio do " Sabor intenso", mas mudei ingredientes por conveniência minha, e o modo do preparo também.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Torta de couve-flor com gorgonzola
Gyros, ou Döner Kebab
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Premiére do filme Knight and Day, e espera debaixo de chuva pra ver o Tom Cruise por 5 minutos, rs
Djavan, e a farinha...


Obatzda, loucura de queijo!
Obatzda é o nome dessa mistura deliciosa, que ninguém faz melhor que o meu marido! É patezinho tradicional aqui na Baviera e come-se com Breze, o paozinho trancado, com sal grosso. Há diferentes versoes, e esta é minha preferida (tudo que ele usou pra fazer ta na fotinho):
500 gr de Camembert
80 gr de queijo Quark
1 colher (café) cheia, de páprica (picante!)
1/2 xícara (café) de cerveja
1 a 2 colheres de leite (depende do queijo, a pasta deve ficar espessa)
pimenta do reino a gosto
sal a gosto
1 cebola roxa fatiada
Desmanche o Camembert com as maos, e misture aos demais ingredientes, percebendo se precisa de um pouquinho mais de leite. Deve ficar com a consistência "pesada".
Espalhe a cebola por cima, mais páprica, ajeite os paes ou umas torradas por perto, abra aquela cerveja gelada, e coma até se acabar, hehe!