Atencao para os reis do meu pedaco: os melhores (e maiores!!! - sei lá quem sao os campeoes, mas estes sao os maiores que eu já vi, e comi, rs) cogumelos do mundo: os Porcini, ou Steinpilze (em alemao). Lindos, deliciosamente perfumados, e suculentos, estao na moda agora, por ser extamente o tempo em que se encontra fácil essas belezuras, mas nem por isso mais baratos. Sao caríssimos, mas vale a pena cada centavo.
Depois de eu ter comido um sorvete de ricota com figos caramelizados um tempo atrás, me agucou a idéia de ter algo parecido em casa, mas nao doce. Inventei uma mousse (se é que assim posso chamar o prato, porque a mousse, especialidade francesa tem ovos como base, o que eu nao usei...Entao, vale a textura como ponto de partida pro nome da minha receita) da qual me orgulhei muito: é versátil porque pode ser misturada com outros ingredientes (eu temperei já no prato, com um pesto especialmente feito pra isso) e fazer tanto as vezes de uma entrada, como de um prato principal, que foi o episódio de ontem. A textura ficou linda, aerada, cremosa, mas ainda firme: pude cortar.
Sobre os figos, dispenso comentários. Combinam perfeitamente com presunto. Ficaram o máximo!
Mousse de ricota com presunto:
250 gr de ricota
100 ml de creme de leite
150 ml de leite integral
pimenta do reino branca moída
2 colheres de azeite extra virgem
3 folhas de gelatina incolor
150 gr de presunto cru fatiado grosso e depois picado em pedacos menores.
sal a gosto
Coloque a gelatina de molho em água (pouquinho só!) e deixe amolecer. Entao, derreta em fogo bem baixo, só aquecendo e mexendo, até que toda a gelatina esteja incorporada à água. Derrame numa tijela com os outros ingredientes, e misture bem. Prove o sal, e leve à geladeira até que comece a endurecer. Entao, coloque alguns pedacos de presunto pelo meio e volte à gelar. Quando estiver quase firme, forre todo o "fundo" da forma com o restante do presunto e deixe ganhar consistência com algumas horas mais de "friozinho". Desenforme e corte, servindo com cuidado.
Os cogumelos:
Untei uma forma com azeite, e coloquei meus coisas lindas aí. Temperei com limao, sal e pimenta branca moída. Levei ao forno pré (200°) por 8 minutos.
O pesto:
Na verdade, é um molho... Usei tao pouco manjericao... nao sei ao certo a preoporcao, mas foi um pouco mais de nozes, 1 dente de alho, algumas folhas de manjericao, e muito azeite de oliva de ótima qualidade, e ainda mais um pouco de um temperado por mim mesma (com ervas secas). Pouquinho de sal e pimenta, e prontinho!
Servi tudo em um prato enfeitadíssimo com gotas de creme de balsâmico (comprei pronto, mas pode ser bem substituído, como eu já disse antes, por vinagre balsâmico reduzido - só ferver por alguns minutos esse vinagre mágico... , e os figos, fatiados.
Deu até mais que samba...
Morri de inveja desses cogumelos! Sou fanática, por todos eles, mas aqui em Porto Alegre não há muita variedade disponível. Ficou lindo teu prato - tudo que eu precisa agora era uma jantinha assim, leve e refinada. Arrasou! beijos, Ju
ResponderExcluirMais geeeeeeeeeeeeeente....Que prato mais chiquééérrimooooo....
ResponderExcluirFiníssimo..lindão
bjim
Janaína
http://janainamechi.blogspot.com/
OI , nossa essa receita é tudo de bom, amei ...
ResponderExcluirme lembrou alice no pais das maravilhas rsrsrs
Abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/
Que delícia de receita!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
andreaquitues.blogstpot.com/
Andréa...
Espetáculo de receita, como sempre!!! Lindas fotos, excelente apresentação! Dá água na boca!!Parabéns Tatá.
ResponderExcluirExcelente fim de semana.