Achei essas simpáticas abóboras num tamanho legal pro nosso jantar, pois queria fazer exatamente porcoes individuais dessa delícia que sao os camaroes ao leite de côco aí dentro, e bem do jeitinho que eu gosto. Espero que gostem da minha participacao no "Alquimia" da vez:
2 abóboras pequenas
500 gr de camaroes médios
200 ml de leite de côco (o que eu usei tinha a consistência bem grossa, e deixou meu molho super cremoso)
1/2 copo de creme de leite (120 ml)
1/2 copo de purê de tomates (120 ml)
4 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
1 pimenta amarela (usei habanero, pq ainda tenho muitas) picada
1 xícara (chá) bem cheia de cheiro verde picado (salsa, cebolinha e coentro)
1 colher (café) de cúrcuma
Suco de 1 limao
Azeite de oliva
sal
Besuntei toda a abóbora com manteiga e sal. Embrulhei em um pedaco de papel alumínio e levei ao forno pré aquecido (quente) por + - 30 minutos (vai depender do tamanho das suas abóbora). Espetei um garfo pra ter certeza, e retirei enquanto estavam ainda firmes. Enquanto isso, fiz o recheio:
Eu temperei os camaroes no dia anterior (sal, limao, alho, coentro em pó e um "amassadinho" de cheiro verde - 1 colher). Aqueci 4 colheres de azeite e refoguei as cebolas e o alho, acrescentando em seguida os camaroes. Deixei que fritassem em fogo bem alto, sem que juntasse muita água (eles devem estar bem escorridos antes de ir pro fogo, e a frigideira deve ser grande), pingando limao, até que comecassem a dourar (é rápido!). Juntei a pimenta, o cheiro verde, e o purê de tomates, e abaixei o fogo. Depois de uns 8 minutos, acrescentei o leite de côco, a cúrcuma e mexi por mais uns 6 minutinhos. Retirei do fogo, corrigi o sal, misturei o creme de leite, e reservei.
Voltei às abóboras: cortei uma "tampa" nas minhas belezuras, e as "cavei" com uma colher, retirando e descartando todas as sementes. Pincelei com azeite e levei de volta ao forno por mais alguns minutos, até que dourassem na superfície (coloquei as tampinhas ao lado, na assadeira). Enchi com o recheio de camarao e prontinho!
Acompanhei com fatias de pao, mais cebolinha em volta, e umas frutinhas que sao o "hit" da minha semana : Physalis.
A salada veio na loucura e rapidez: alfaces romanas rasgadas, com um molho feito assim: 100 gr de creme frâiche + alguns punhadinhos de salsinha picada bem miúdo + alcaparras maceradas no pilao + pimenta do reino branca moída + azeite de oliva. Coloquei o molhinho no centro, e por cima dele, uma boa colherada de ovas de um peixe de lago daqui, denominadas no potinho "caviar" (to por fora das normas alemas pra denominacao de caviar, mas em alguns países europeus, só as ovas de alguns esturjoes podem ser assim chamadas - isso é uma polêmica só! rs. Mas claro que enquanto eu racho de rir - ou de orgulho pela economia radical?, de mim mesma por nao ter coragem de pagar tao caro na iguaria, ao menos nao por esses dias, rs, esse potinho aí, substitui sem grandes choros aqui em casa, e dá um gostinho bem bom no que era pra ser só folha e molho, rs.)
Ficou tudo muito gostoso!!!
Molho da salada: bem gostoso! |
Lambuzada de manteiga, prontinha pro forno! |
Uma espetadinha aqui e ali, e ta assada! |
Fazendo a tampinha... |
Refogando os camaroes |
Terminando o molho, bem na cor "abóbora" mesmo, rs |
Recheando as minhas lindezas |
Adoro essas delícias |
Saladinha tudo de bom, e fácil pra danar! |
"Você sabe o que é caviar?? Nunca vi nem comi, eu só ouco falar!!!"(Zeca Sabe Tudo Pagodinho) |
Adicionar legenda |
dizer oq???? aqui td será redundante...então vou só olhar mesmo... hehehehehehhe
ResponderExcluirbjs amiga
Estão lindissimas estas abóboras e já imagino que bem saborosas. Parabéns pela participação.
ResponderExcluirBeijinhos.
Se quero me surpreender com uma receita esse é o blog certo...
ResponderExcluir"Você sabe o que é caviar?? Nunca vi nem comi, eu só ouco falar!!!"(Zeca Sabe Tudo Pagodinho) tô nessa rsrsrsrsrs
bjs
Daniel
AAAfffff...sem comentários Tata...
ResponderExcluirPerfeito!!!
bjim
janaina
Bigadu amôres, ficou bom de lamber os beicos!
ResponderExcluirNossa Talita, que delícia! Esse vc vai ter q cozinhar pra mim hein grudinha... vai ser um dos primeiros! Muitos beijos, da sua amiga Ana
ResponderExcluirpelamordedeus!! Amiga hoje você acabou comigo postando essa delícia!! Gente!! Tudo divinamente perfeito.
ResponderExcluirObrigada por nos presentear com essa bela participação para o Alquimia de Ingredientes.
Bjs
Olá, passei lá na votação do alquimia e votei na sua abóbora, achei que ficou um prato lindo, parabéns! aproveitei para conhecer seu blog e adorei, já estou te seguindo. Tb tenho um blog de culinária, qdo puder dê uma passadinha por lá. Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com
ResponderExcluirQue apresentação maravilhosa, estou sem palavras e cheia de vontade de provar...
ResponderExcluirBjs