Ingredientes:
3 colheres (de sopa) cheias de taramasalata (ou creme de taramas)
120 ml de creme de leite
30 ml de leite
2 folhas de gelatina incolor
100 ml de algum bom vinho licoroso de cor clara
1 ramo grande de alecrim fresco
100 gr de arroz negro
1 cebola roxa pequena, picadinha
caldo de legumes (depende de como será feito o cozimento do seu arroz)
sal e pimenta do reino
1 colher de pesto de manjericao roxo
Azeite de oliva
suco de 1/2 limao siciliano
Primeiro, desmanchei em água fria as 2 folhas de gelatina, cada uma em um recipiente.
O creme de taramas:
Misturei o creme de leite, o leite, e o taramas, e temperei com pimenta do reino branca e suco de limao.
Aqueci no microondas 1 das gelatinas desmanchadas, até dissolver completamente, e acrescentei ao meu creme. Misturei bem, e coloquei em um copinho totalmente desapropriado pra situacao (só eu sei o trabalho que deu pra desenformar minhas belezuras depois!), por ser de vidro. Se você pretende desenformar, claro, use forma própria pra isso. Eu nao tinha no tamanho e formato que eu queria, entao, ousei demais, arrisquei. No fim deu tudo certo, rs. Levei à geladeira por 1 hora, ou até que estivesse com consistência firme.
A gelatina de vinho:
Preparei a segunda camada de gelatina: levei o vinho ao fogo com o alecrim. Deixei ferver por alguns minutos, e retirei do fogo. Coei pra eliminar as ervas e adicionei a outra gelatina dissolvida. Deixei esfriar.
Peguei meus potinhos com creme da geladeira, e derramei com cuidado o vinho já frio, deixando em cada pote, + - 1 dedo de líquido. Retornei as formas à geladeira.
O arroz:
Deixei o arroz de molho por 1 hora, escorri e levei ao fogo com 2 colheres de azeite, pra refogar, com a cebola roxa picadinha. Depois cozinhei como se faz com um risoto normal, mas me tomou mais tempo. O danado do "meu nego"precisou de mais tempo pra ficar macio.
Usei caldo de legumes, e no final do cozimento, acrescentei 1 colherada cheia do meu pesto de manjericao roxo. Reservei em uma tigela na geladeira.
Quando o arroz estava bem frio, passei-o com 1 colher pequena, pras formas com a gelatina, formando mais uma camada. Apertei bem delicadamente, "alisei" a superfície, e retornei à geladeira até a hora de servir.
Montei uma caminha de folhas verdes em pratos individuais, e desenformei aí minhas gelatinas, finalizando com 1 colher de caviar(???) de trutas sobre cada uma. Ajeitei uns "Grissini" (comprei prontos, sao "palitos" crocantes italianos, muito usados na Itália como acompanhamento pra antepasto), que fizeram as vezes de um paozinho, e prontinho!
A mistura de sabores ficou super boa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário