A foto não serve tão bem como atestado do gostoso resultado final, mas garanto: fica uma delícia! |
Há dizeres de que o prato foi nomeado como um trocadilho, por José Ludeña em uma situação antigamente corriqueira em seu bar espanhol, em Toledo, onde os "galantes" senhores ("carcas") admiravam a beleza das senhoras (as "musas"), enquanto ambos apreciavam o suculento manjar.
A culinária local traz profundas raízes pastoris, e embora este prato tenha várias versões, a combinação que guarda o seu espírito é basicamente um guisado de carne com linguiça, molho de tomates, e alguns legumes, como ervilhas (por favor, me perdoem e me corrijam os espanhóis ou entendidos do assunto, se assim necessário!) acompanhado de um belo prato de batatas fritas.
Coisa simples, rústica, mas muito saborosa e cheia de tradição, e dá a maior vontade de fazer aquele "pratão", sabe? rs.
Eu nao usei ervilhas, e minhas linguiças foram as semelhantes à calabresa (foi o que eu consegui encontrar, rs) e presunto serrano original, que deixaram um sabor beeeem marcante no final, mas ficou ótimo assim:
600 gr de carne de porco em pedaços médios (usei filé)
200 gr de linguiça em rodelas
100 gr de presunto Serrano (Jamon, ou presunto cru espanhol) picadinho
1 cebola pequena, picada
3 dentes de alho picados
100 ml de vinho branco seco
200 gr de purê de tomates
1 colher (chá) de páprica doce
pimenta vermelha à gosto, picada
1 pimentao vermelho pequeno, sem pele, e picado bem miudinho
azeite de oliva e sal, o quanto baste
Já sei: estou usando a "espátula proibida!" Aaaah, me deixa, vai???! Adaptei minha máquina de lavar louças pra "ferver" à 398°, kkk... Mas daqui ninguém leva minhas colheres de pau, rs. |
Refogue os alhos e cebolas no azeite de oliva, e acrescente a carne e as linguiças, sem deixar juntar água (use uma panela grande, ou frite aos poucos, e fogo alto), em seguida o presunto. Quando estiverem dourados, junte o vinho e deixe evaporar por uns minutinhos. Polvilhe 1 colher (café) rasa de sal. Acrescente o purê de tomates, pitadas de açúcar se achar necessário, o pimentão, a páprica, as pimentas, e deixe cozinhar mais 5 a 8 minutos, corrigindo o tempero. Adicione um pouco de água, se achar necessário.
Eu servi com as tortilhas de batatas que postei logo ali embaixo.
Bom pra dedéu.
E pra acompanhar um prato pesado, uma música bem levinha, rs. Meu maravilhoso Djavan com toda sua sensibilidade, nem mais, nem menos que em Barcelona, cantando uma viagem pelo mundo num amor desatinado, e um beijo com sabor de Big Apple - enquanto o mundo faz uma volta aqui na minha cozinha, rs.