Esta fruta de aparência super exótica, e bela, é agraciada com um sabor bem suave. Não vale - na minha opinião, misturar com frutas ou ingredientes de sabor marcante, pois a pitaia "desapareceria" no meio. Esta foi minha solução para uma outra preparação, que não a da fruta nua e crua. (Algumas outras informações sobre a pitaia também na wikipédia.)
150 gr de iogurte grego
200 ml de creme tipo chantilli
2 folhas de gelatina incolor, sem sabor
suco de limão a gosto
açúcar a gosto
100 gr de bolacha de maizena
50 gr de manteiga ou margarina
polpa de 1 pitaia, cortada em quadradinhos
Triture as bolachas no liquidificador, passe por uma peneira e depois misture à manteiga formando uma farofinha. Monte sobre folha de papel manteiga, fundos de forma de 5 mm, usando aros próprios para isso. Eu coloquei 1 e 1/2colher (sopa) dentro de cada uma pressionando bem com a ponta dos dedos, até formar o fundinho. Leve ao forno pré, fogo médio, por 5 minutinhos, ou cuide, é muito rápido. Se passar elas ficarão queimadas! Reserve.
Rendimento de 5 fundinhos-base, + ou -. |
Resolvi tentar uma mousse sem usar ovos. Deu certo. Não ficou tão macia e aerada, como as receitas originais tem de ser, mas quebrou o galho legal, a substituição das claras em neve por creme de leite batido, ou creme tipo Chantilli, mas sem acréscimo de baunilha. Eu fiz o meu batendo creme de leite com uma mistura própria para isso. Mas use o que você preferir.
Dissolva as folhas de gelatina em tiquinho de água fria, e leve ao microondas até dissolver por completo (cuidado! É muito rápido!). Junte o iogurte ao chantilli e misture bem. Tempere com limão e mais açúcar, do seu modo. Misture bem a gelatina dissolvida. Eu usei aros plásticos para moldar meus "fundinhos" de bolacha, então, como não os pude levar ao forno, devolvi depois, cada "fundinho" dentro dos aros, pois a mousse precisa de apoio para ir à geladeira. Despejei dentro de cada forma, sobre o fundo de bolacha, uma porção do creme-mousse, e levei à geladeira até ficar firme.
Deserformei, arranjei os tijolinhos de pitaia por cima, e servi decorados com a casca da fruta.
Ficou gostoso, mas não dei nota 10. Mas vale a pena fazer sim, e usar essa base de creme-mousse com outras coberturas, ficou bem boa.
Tata, isso nem é uma receita, virou obra de arte de tão bonito q ficou. E o seu amigo aqui ficou curioso sobre esses sabores exoticos.
ResponderExcluirbjs
Dani
http://feitonahora.blogspot.com
Tata, não conheço a pitaia, mas assim que ver uma pela frente vou comprar, fiquei curiosa com suas colocações quanto ao sabor da fruta!
ResponderExcluirA mousse com certeza espetacular deve ter ajudado muito bem no conjunto da obra...rs, que por sinal foi muito bem apresentada por você, o que ajudou na curiosidade!
Bjuss querida, agradecida pelo carinho de sempre!
Ola,
ResponderExcluirVenho retribuir a sua visita no meu blog.
Ja me tornei seguidora... Parabéns esta
lindo e muito bem organizado. Cheio de
receithas gostosas. Virei visitar mais vezes.
Beijinhos*
Esta fruta tem formato de um peixe,rsrs.
ResponderExcluirSua receita ficou linda, e com certeza deliciosa, mousse é tudo de bom!
bjinhos, Andréa..
Mossa amiga, que lindo prato!! Nunca comi pitaya, a fruta é um charme e parece muito saborosa, essas sementinhas que lembram a do kiwi, show!
ResponderExcluirNão provei essa fruta ainda...Já vi nos mercados mas não me chamou atenção em comprar...nem sei porque..mas agora até deu...rs
ResponderExcluirRealmente essa mousse é muito útil para muuuuitos outros sabores...
Amei Tata
Ainda to te achando tristinhaaaa...rs Que coisa ne...so conversando pelo blog, mas nos seus comentários da pra sentir...sei la...
bjim e fica com Deus