Achei bárbara essa maneira inusitada de se montar uma lasanha: diretamente no prato e sem gratinar! Essa minha receita ficou uma maravilha de gostosa - aposte, você não vai se arrepender quando provar o resultado.
Você vai precisar de:
- Molho bechamel - tenho uma receita aqui (mais ou menos 1 xícara de chá)
- 2 ou 3 nozinhos de mozarella de búfala
- Mini agrião ou salsinhas, e cerejas doces pra decorar
- Ragú de veado com cerejas ácidas:
1 xícara de cerejas ácidas (usei congeladas)
500 ml de vinho tinto de boa qualidade
4 folhas de louro
3 dentes de alho picados
1 cebola roxa grande, picada
1 cenoura e 1 pedaco de talo de salsão, cortados em pedacos grandes
1 colher (sopa) de açucar
sal e pimenta do reino em grãos a gosto
azeite de oliva o quanto baste
1 xícara (chá) de caldo de carne forte (de preferência, que seja caseiro)
2 ou 3 cravos da índia
pouquinho de amido de milho dissolvido em água
Refogue o alho, as cebolas e demais legumes em pouco azeite, e junte a carne picada em pequenos retângulos, e as folhas de louro. Salpique pouco sal e o açúcar. Deixe fritar bem, e acrescente o vinho e os cravos. Junte o caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo, por mais ou menos 2 horas, ou até que a carne esteja totalmente macia. Se necessário, acrescente água durante o cozimento. Descarte o salsão e as cenouras. Depois de pronto, acrescente as cerejas e deixe cozinhar por mais alguns minutos, com cuidado para que elas nao se desmanchem. Corrija o sal, e engrosse um pouquinho o caldo com amido de milho dissolvido.
- Cogumelos chanterelle selvagens fritos:
200 g de cogumelos do tipo Chanterelle
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Frite os cogumelos limpos (se forem muito grandes, corte-os ao meio) e tempere-os com pimenta e sal. Reserve.
- Lasanha com salsinha:
A massa básica é a companheira de sempre. E pra lasanha, ou papardelle, acrescento sempre um tiquinho de azeite de oliva na mistura. A proporção é: pra cada 100 g de farinha, 1 ovo. Junte um pouco de salsinha desidratada à farinha, pitadinha de sal, os ovos, fio de azeite e amasse tudo muito bem. Depois abra com o rolo ou cilindro, na espessura de 2 mm (o sabor acentuado do ragú pede uma massa mais grossa) e corte no formato que desejar (eu cortei em círculos).
Eu usei 2 medidas, ou seja, 200 g de farinha e 2 ovos. A salsinha desidratada nem altera o sabor da massa - que continua neutro. Serve mais pra dar um aspecto bonito no final. Cozinhe ao dente, em água abundante, temperada com sal.
Monte a lasanha:
Aqueça os molhos, e os cogumelos. Escorra a massa.
Pincele béchamel no centro do prato, e faça uma caminha de ragú. Deite uma folha de lasanha, e sobre esta respingos de béchamel e um punhado dos cogumelos. Outra folha de lasanha, bechamel e a mozarella fatiada. Mais uma folha de lasanha e ragú. Por último, uma boa colherada de cada molho, chanterelles astutamente empilhados, cerejas doces, e mini agriao salpicado.
Bom apetite!
Uma beleza esta receita, adorei. Bom fim de semana. Marta
ResponderExcluirdelicia Tata!!! ta tudo bem contigo???? adorei essa exotica,a finalização q tu fala é o tal kresse?? aquele q vem no potinho? eu nunca sei usar, coloco na salada e em tudo , a loucaa kkk rsrsrs adorei bjs
ResponderExcluirTa tudo jóia sim, Eloise. Então, Kresse aqui se fala pra "tudo quanto" é broto de vegetais, rsrs. Mas brincadeiras à parte, o agriao tem o nome de Brunnenkresse. Normalmente são mesmo usadas em saladas, mas nada te impede de decorar sopas, assados, massas, o que der na telha, pq cozinha é isso né? Criatividade! Um beijao, bom te ver por aqui de novo!
ResponderExcluirOi visitando este espaço,qtas receitas gostosas e feitas com muito amor,convido você para tomar um cházinho comigo hoje é quarta-feira e é dia do chá no meu kantinho chá da tarde....Adoraria postar uma de suas receitas,com os devidos creditos ,no chá,aceitas?é só dizer qual das receitas que gostaria que divulgasse que virei buscar ou pode deixar o link,linda tarde espero sua visita....beijo
ResponderExcluirhttp://selmaris.blogspot.com/