Minha expressão virtual, com muitas impressões culinárias - e extra!
terça-feira, 21 de junho de 2011
Risoto de pêras com Roquefort e um belíssimo Steak!
Para 2 pessoas:
1 xícara (chá) de arroz arbóreo ou Carnarolli
1/2 pêra nao muito madura
1/2 cebola picadinha
1/2 cálice de vinho branco
1 a 2 colheres (sopa) de óleo de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
colherinha de manjericao picado
20 a 30 g de queijo Roquefort (nao use muito, ou você vai "detonar"o suave e adocicado toque da fruta)
se gostar, 1 colher (sopa) de parmesao ralado fino
caldo de legumes bem temperado o quanto baste
Frite as cebolas no óleo até ficarem transparentes, acrescente o arroz, refogue bem e junte a pêra picada bem finamente. Adicione o vinho, deixe evaporar, e vá acrescentando o caldo quente e mexendo, até que o arroz esteja cozido, mas ao dente. Retire do fogo, junte o queijo, o manjericao e a manteiga, e se precisar, um pouquinho mais de caldo, cuidando pra que seu arroz fique bem suculento, como um bom risoto italiano deve ser. Sirva em seguida com um belo bife temperado só com sal e pimenta, e algumas rodelas de pêra ligeiramente grelhadas na mesma frigideira onde foi feita a carne.
Rapidao, e uma delícia!
domingo, 12 de junho de 2011
Pêssego assado ao creme de mascarpone e acompanhamentos - sobremesa deliciosa!
Coisa muito simples, mas que fica bom pra danar! Você precisa de massa folhada, um pote de sorvete (usei Stracciatella - ou sorvete de flocos), um pouco de mascarpone e pêssegos nao muito maduros como base. Corte os pêssegos ao meio, elimine o caroco, ajeite-os em uma assadeira e regue com suco de laranja de forma que se tenha 1 cm de líquido dentro. Salpique acúcar, pitadas de gengibre em pó, canela, cravo e uma pitadinha de pimenta vermelha. Leve ao forno (180°) até que fiquem macios, regando de vez em quando com o caldo da assadeira. Retire e reserve, e volte a assadeira ao forno até que o molho reduza e se transforme em uma deliciosa e aromática calda.
Recorte a massa em formato circular, mais ou menos do tamanho dos pêssegos e leve pra assar sobre papel manteiga (180°) até que dourem.
Comece o creme de mascarpone, que ao final vai parecer mesmo com um zabaione: pra cada gema de ovo use 1 colher (sopa) rasa de acucar e 1 bem cheia de mascarpone. Arrume uma travessa em banho maria, e comece batendo bem as gemas com o acucar até que você tenha uma gemada clara. Adicione entao o queijo e retire do banho maria. Misture muito bem e leve à geladeira.
Monte a sobremesa: decore o prato com creme de balsâmico (se nao tiver, reduza o vinagre no fogo baixo), centralize a "rodinha" de massa, uma boa colherada do creme de mascarpone e gemas, uma metade de pêssego devidamente ensopada pela calda, e uma bola de sorvete por cima de tudo. Regue com a calda dos pêssegos, salpique cacau em pó, e se quiser fazer uma graca, enfeite com caramelo (basta fazer a calda com acúcar em fogo baixo, sem água, e depois respingar com uma colher em papel manteiga, deixar esfriar e pimba!).
Espero que gostem, por aqui foi aprovadíssima e já faz parte do nosso menu de todo mês!
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Ceviche de vermelho
A qualidade da foto está mesmo péssima... Mas a do peixe, miaaaaaam, tava de primeira! |
O "sashimi" do sul da América apareceu aqui em casa dignamente coroado. Acompanhado de pimentoes refogados, e milho, regados à um vinagrete de laranja, fez uma entrada saudável e deliciosa. Muito fácil de fazer, e uma alternativa peruana (equatoriana????) pra quem adora peixe cru, mas anda farto do gosto de wasabi, rs.
6 filés pequenos de vermelho (ou algum peixe branco de sua preferência, muito fresco)
2 pimentoes (usei vermelho, e verde)
1/2 cebola fatiada finamente
graos de milho verde
pimenta vermelha fatiada
suco de 2 limoes
raspa da casca de 1 limao
200 ml de suco de laranja
20 ml de vinagre de vinho tinto
1 colher (café) de mel
óleo o quanto baste
Descasque e corte os pimentoes em pedacos pequenos. Refogue em óleo quente, por 2 minutinhos, junto com o milho. Tempere com sal e reserve.
Misture o mel, suco de limao, de laranja e o vinagre em uma tigela funda. Bata com um "fuet" e vá adicionando óleo em fio, até adquirir uma consistência pouco cremosa. Tempere com sal a gosto, e se preferir, mais limao.
Forre um prato com o vinagrete, e arrume o peixe cortado em pedacos pequenos, junto com os legumes. Salpique flor de sal, pimenta fatiada, e raspas de limao. Acompanhe com pao, ou tortilhas.
Bom apetite!
Uma dica: se você nao escolheu um peixe o qual só com sal já lhe deixaria feliz no apreciar da carne crua, deixe marinando antes, por algumas horas, no vinagrete.
Assinar:
Postagens (Atom)