Minha expressão virtual, com muitas impressões culinárias - e extra!
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Filé de pangá em pasta de capim limao e manjericao tailandês
Um prato muito fácil de se fazer, fica bonito, leve e saboroso!!!
Usei o pangasius, famoso (e polêmico!) peixe originário das águas do Mekong. Já provei receitas excelentes do danadinho, em restaurantes de categoria, e garanto que comigo ainda vai tudo bem, obrigada, :)!
4 filés de pangasius
4 colheres (sobremesa) de pasta de capim limao (capim cidreira)
punhado de folhas frescas de manjericao tailandês
1 pimenta vermelha cortada em tiras finas no sentido do comprimento
coentro em pó, e algumas folhas frescas, muito bem picadas (ou maceradas num pilao)
3 colheres (sopa) de Nam Pla (molho fermentado de peixe)
1 colher (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de acucar mascavo
1 colher (sopa) de curry vermelho tailandês (em pasta)
pó de pimenta cumari
Pimenta do reino em graos
Cebolinha verde
Salpique uma pitadinha de sal sobre os filés de peixe, mas muito pouco mesmo. Entao, algumas pitadas de coentro em pó. Espalhe sobre cada um, uma colher pequena de pasta de capim limao, e arrume algumas folhas de manjericao.
Em uma das pontas, ajeite algumas tiras de pimenta, enrole o peixe com cuidado, e fixe o rolinho com 2 palitos de dentes. Passe folhas compridas de cebolinha verde rapidamente em água quente, ou use as mais macias. Com estas, "amarre" os rolinhos de peixe.
Leve ao forno por 10 minutos, em assadeira funda coberta com papel alumínio, ou prepare um papelote para cada um.
Leve ao fogo 150 ml de água, o acucar, o molho de soja e o de peixe, o curry, e o coentro fresco, bem como algumas pitadas de pimenta cumari em pó e graos de pimenta do reino. Deixe ferver até reduzir pela metade, e coe em peneira grossa, só para eliminar as pimentas.
Sirva o peixe com o molho por cima, em uma cama de massa oriental de arroz (temperada com 1 colher do molho feito acima) e feijao verde liso, cortado na diagonal, ferventado por alguns minutos em água com sal, depois refogado em óleo de soja.
sábado, 14 de maio de 2011
Salada com camarao ao molho de tamarindo.
Salada verde de sua preferência
Algumas fatias finas de mamao
500 g de camaroes médios
algumas folhinhas de coentro fresco
sal e pimenta
óleo de sésamo e óleo de soja, o quanto baste
Descasque e limpe os camaroes. Deite-os e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Leve uma frigideira ao fogo com algum fio de óleo de soja misturado à óleo de sésamo. Frite os camaroes aos poucos (melhor fazer em 2 etapas), em fogo bem alto, por no máximo 2 minutos. Isso evita que junte água na sua frigideira (ou seja, os camaroes perdem água e enrijecem). Jogue, umas pitadas de sal, pimenta verde, e algum coentro picado muito fininho.
Sirva em seguida com o molho e a saladinha de folhas.
Para o molho de tamarindo:
2 colheres (sopa) rasas de acucar
1 pedacinho pequeno de gengibre fresco
2 colheres (sopa) bem cheias de pasta de tamarindo (fácil de encontrar em lojas de produtos orientais)
4 a 5 colheres (sopa) de Nam Pla (molho fermentado de peixe)
100 ml de água
Derreta o acucar em fogo baixo, e quando comecar a caramelar, junte a água. Acrescente os demais ingredientes, e deixe o molho ferver em fogo baixo, e reduzir até que adquira uma consistência cremosa. Prove e corrija com mais Nam Pla, ou água, se necessário.
Os rolinhos de massa recheados com legumes à moda oriental, comprei prontos, aliás, meu marido comprou e como estavam dando sopa na geladeira, aproveitei pra juntar no prato, que ficou bem bacaninha!
Cozinhei por alguns minutos, depois frigideira com óleo até dourarem. |
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Papaya Virgin Mary Smoothie
Eu fiz esse Smoothie entre um prato e outro do meu jantar ontem, pra neutralizar nosso paladar, e disfarcar a diferenca de sabor entre o primeiro prato, que era peixe, e o segundo, feito com frango. A receita veio da revista "Gourmet", uma edicao especial deste ano.
Para 2 porcoes:
300g de mamao papaia
1 talo pequeno de cebolinha verde
1/2 pimenta vermelha (eu usei das grandes, a que eu tinha na despensa, rs)
3 talinhos de coentro fresco
2 colheres de suco de limao
300 ml de suco de tomate bem gelado
sal marinho
Corte a papaia ao meio, retire as sementes e reserve 1 colher. Retire a polpa do mamao, pique e leve pra congelar por 2 horas. Pique a pimenta, e leve ao liquidificador com o restante dos ingredientes (menos a papaia), bata bem, e aos poucos vá adicionando os pedacinhos de papaia congelados. Tempere com pouquinho de sal, coloque um pouco das sementes do mamao em cada copo e sirva em seguida.
Fica ótimo, super refrescante!
terça-feira, 10 de maio de 2011
Folhado de salmao com espaguete de abobrinha.
A idéia é simples, nada "gourmet", mas fica bem bacaninha. Eu aproveitei as trufas que ainda tinha (quem disse que nao fica bom com peixe????) pra dar um toquezinho. Usei massa folhada comprada pronta, mas se tiver coragem é super fácil de fazer. Desenrolei a massa em uma superfície plana, pincelei com manteiga misturada às trufas picadinhas, ajeitei os filés de salmao já temperados com sal e pimenta do reino, recortei de forma que pudesse "encapá-los", fechei bem fechadinho e como dizemos por aqui, "Feuerabend"(expressao que serve também pra se dizer: prontinho! rs)! Pincele com gema de ovo, e leve ao forno até dourar - é bem rápido. Eu deixei demais e meu peixe ficou mais cozido do que eu queria, entao... olho no timer, rs.
As abobrinhas só vieram pra fazer meu peixinho ficar com cara de "jantar", rs. Limpe e fatie no sentido do comprimento, depois em tirinhas finas. Deixe repousar alguns minutos com pitadas de sal e acucar, enxugue com papel absorvente e refogue rapidamente em azeite de oliva. Tempere com alecrim, ou tomilho fresco, que fica bom.
Um tomatinho com parmesao e pimba, lanche rápido e gostoso.
domingo, 1 de maio de 2011
Pappardelle trufado, Hiratake refogado e medalhoes de filé de porco.
Servus, amigos queridos!
Andei sumidérrima, e a questao é mesmo falta de tempo. A vida é uma correria, e me doeu estar tanto tempo sem postar nada ou visitar os blogs que eu amo, dos meus colegas aqui - se bem que dói também nao poder estar na minha cozinha todos os dias...
Comprei umas trufas relativamente baratas (até assustei quando vi o preco!) e a velha história do "sai caro" aconteceu: o aroma desapareceu logo depois do pacote ter sido aberto. Sabor de "trufa demais suave", que nao marcou minha pasta como atracao principal do jantar.
A estrela foi mesmo um outro fungo, as 500 g de Hiratake (aqui, Austernpilze) que valeram cada cent europeu gasto.
Para a pasta:
400 Pappardelle ou massa de sua preferência
60 a 70 g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de creme de leite fresco
sal, pitada de noz moscada e pimenta do reino branca a gosto
trufas frescas
algum pedaco de cebola em pétala
Fatie e pique as trufas.
Cozinhe a massa ao dente em água com sal, e enquanto isso derreta a manteiga em fogo médio com a cebola junto. Descarte a cebola da panela, acrescente o creme de leite, uma pitadinha de sal, pimenta e noz moscada, as trufas, escorra a massa e junte, incorporando-a ao molho de manteiga.
Sirva imediatamente.
Os cogumelos refogados:
Nenhum segredo. Fatiei, e refoguei até amaciarem em óleo de oliva com óleo de canola em uma frigideira. Por último, uma pitadinha de sal.
A carne:
Outra coisa instantânea, sem mistério. Cortei o filé de porco em medalhoes grossos, e levei ao fogo alto pra fritar, salpicando na metade do cozimento, apenas flor de sal.
Coisas simples, reunidas num prato com ingredientes de sabor com identidade, digamos: cada garfada para apreciar o real aroma desses cogumelos deliciosos, a suculência desmascarada desse corte de carne, e a textura e pose dessa massa larga adorável, acetinada assim pelo confortável toque da manteiga .
Até com trufas "meia-boca" valeu a pena.
Assinar:
Postagens (Atom)