My blog has moved!

You will be automatically redirected to the new address. If that does not occur, visit
Você será automaticamente transferido para minha nova página, aguarde alguns segundos!
http://www.cogumela.com
and update your bookmarks.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rolinhos de berinjela com feta e carne assada na cerveja


Eu tinha uma massa, colorida por radicchio, e estava louca pra provar, mas que me deixou na maior frustração... Depois de cozida, a danada "desbotou", e nem um "rosa barbie", pra fazer um charme, não deu pinta.
Ôh coisinha mais tinhosa...rs

Mas a cara-pálida não estragou o meu jantar, porque esses rolinhos ficaram uma delícia, e a carne então...mmm...

1 berinjela (ou beringela, rs) fatiada no sentido do comprimento ( + - 12 fatias)
200 g de queijo feta
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de amêndoas trituradas
algumas lascas de amêndoas tostadas
salsinha picada e pimenta do reino a gosto

Deixe as fatias de berinjelas descansar sobre papel absorvente por 30 min, salpicadas com sal. Lave-as eliminando bem o sal e seque-as. Pincele uma frigideira com azeite de oliva, e frite cada uma dos 2 lados.
Prepare um prato com 1/2 copo de água + 1 colher de açúcar + 1/2 copo de vinagre balsâmico, e deixe as berinjelas nessa mistura.
Amasse o queijo com um garfo, juntando as amêndoas trituradas, salsinha, azeite, e temperando com pimenta. Junte mais azeite, se quiser uma consistência mais macia.
Forme montinhos nos pratos, e "agasalhe" cada um com uma fatia de berinjela, escorrida e seca do molho de balsâmico. Polvilhe mais salsinha e as amêndoas laminadas, e regue com azeite. Fica ótimo também com pão, como uma entradinha.


A carne não tem mistério: o segredo da maciez (claro que deve ser um corte apropriado) está por conta do preparo. Marine uma peça (como alcatra), cortada em retângulos, depois de temperada com pouco sal, na cerveja, totalmente coberta.
Esquente azeite em uma frigideira, e sele a carne muito bem, por todos os lados. Retire e acomode em uma assadeira, e volte a frigideira ao fogo, refogando rapidamente alhos, cebolas, sementes de mostarda, e folhas de louro. Junte o caldo da marinada, e derrame tudo sobre a carne. Leve ao forno médio, sem cobrir. Cuide até que esteja ao ponto. Retire, embrulhe em papel alumínio e deixe descansar por alguns minutos, depois fatie e sirva retirando e cobrindo com colheradas do molho da assadeira.
Delícia tudo isso junto! Até debaixo d'água, rs.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pastitsio


Alguns o chamam de "lasanha grega", o nome é derivado do italiano "Pasticcio". Este prato grego, com forte influência da culinária italiana, é saboroso, suculento, e muito fácil de fazer. É basicamente, macarrão cozido, alternado em camadas com carne refogada, cobertos com molho bechamel, e depois gratinado. Alguns valem-se de clara de ovos para garantir que o macarrão continue "unido" na hora de cortar. Eu não usei, e digo que se você quiser servir logo depois do forno, não vai ser tão feliz na apresentação do seu prato. O ideal é aguardar um tempo. Claro que deve haver preparação que garanta o sucesso imediato, mas não sou especialista no assunto... (Confissão: os pedaços que comi no dia seguinte foram os mais bem "apresentáveis", e o sabor estava jóia, mesmo sendo aquecidos no microondas, o que me leva a crer, que este é um prato muito bacana pra entrar na lista das coisas que você pode preparar de "antemão", pra dias de corre-corre)
Há várias versões, mas a construção do prato é basicamente a mesma em todas, assim como os temperos utilizados no refogado de carne.
Eu já tive a feliz oportunidade de comer o dito maravilhosamente preparado por competentes mãos gregas, e garanto que a minha receita não deixou muito à desejar...rs

Para um refratário grande, ou 2 pequenos:
Olha só como eu fiz: um com 2 camadas de massa e carne no meio, e outro só com uma camada de massa, carne e entao o molho bechamel, que vai por cima.

500 g de carne de cordeiro moída (use de boi, se preferir)
500 g de massa tipo "maccheroni"
2 tomates pelados, sem sementes, picados
1/2 xícara (chá) de molho de tomates
azeite de oliva
2 dentes de alho picados
1 xícara (chá) de salsinha fresca, picada
1/2 cebola finamente picada
canela moída, noz moscada, pimenta da jamaica (ou do reino), sal a gosto
queijo tipo mozarela, ou algum que derreta bem, ralado
queijo parmesão ralado

Para o molho bechamel:
700 ml de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
folhas de louro
1 cebola espetada com 6 cravos da índia
noz moscada e pimenta do reino branca
sal

Refogue primeiro as cebolas, no azeite de oliva. Junte a salsinha e o alho, e então a carne. Refogue até estar cozida, temperando com sal, canela, noz moscada e pimenta. Junte os tomates e o molho de tomate, cozinhando por mais 5 minutos. Retire do fogo e reserve.
Faça um molho bechamel bem espesso, eliminando as cebolas e louros. (Ferva antes, o leite com esses temperos, coe e utilize-o para o molho)
Leve a manteiga ao fogo baixo, acrescente a farinha, e o leite. Engrosse e tempere com noz moscada e pimenta, corrigindo o sal.
Leve a massa pra cozinhar em água com sal. Escorra e misture com 1 colher (rasa) de manteiga, e um pouco do queijo ralado. Distribua uma camada da massa num refratário untado com azeite de oliva. (Eu usei 2 menores)
Coloque a carne refogada, pressionando e "alisando" de forma que tudo "grude" muito bem. Coloque mais uma camada da massa, e cubra com bastante molho bechamel. Em um dos meus refratários, eu fiz apenas 3 camadas: massa - carne - e molho bechamel, e ficou uma forma interessante de montagem também.
Cubra com queijo tipo mozarela ralado, e mais parmesão.
Leve ao forno médio, até dourar completamente a superfície.
Como eu comentei lá em cima, não se atreva a tentar servir imediatamente, porque a massa vai despencar e perder a pose de "madame lasanha", rs.
Se for mesmo fã de azeite de oliva, regue com mais um pouco, e salsinha picadinha.
Devore sem vergonha de ser feliz!

Com uma camada só de massa...

Com 2 camadas de massa...

Ah, pratinho... você nao foi páreo para os trocentos pedacos devorados, nao...rsrs.